Este ano as sessões de Natal em Lisboa irão decorrer no Hotel Real Palácio, nos dias 16 e 17 de Novembro. Vagas limitadas.

Para quem não acompanhou as sessões dos anos anteriores, descrevemos abaixo o conceito:

Em 2017, desafiei a Ana Lemos e as 3 C's para uma sessão e o resultado foi muito acima do que tinha em mente, ficaram radiantes com a possibilidade de ver neve, trazendo para a sessão expressões de pura alegria. Podem ver o resultado em primeira pessoa no link do blog Cacomae - http://cacomae.pt/cai-neve/

Mais tarde, o modelo transitou para a casa do Lago, no Pestana Palace em Lisboa, onde fiz uma sessão com a Mariana Seara Cardoso do blog Aos Pares, na qual a paisagem única deste Hotel acrescenta às fotografias um imaginário de castelos e princesas - http://aospares.pt/in-love-os-olhos-brilhar/

Este ano vamos realizar a sessão no Hotel Real Palácio, num pátio protegido do frio. Iremos trazer o imaginário da neve, mas também novidades para quem participou nos anos anteriores, acrescentando dois novos cenários.

A sessão contempla 10 fotos editadas e tem um custo de 100 euros, sendo executadas de 30 em 30 minutos por família. As vagas são limitadas e vão obedecer a ordem de chegada e confirmação da reserva (pagamento).

As reservas devem ser realizadas por e-mail para cristina@paustorch.com e vão obedecer a disponibilidade de horário e ordem de chegada dos pedidos.

Nestes dias o Hotel tem o Brunch em Família das 12:30h às 16h00, que não se encontra incluído no valor da sessão. Podem marcar através dos seguintes contactos do Hotel Real Palácio, 213 199 500 ou para hostess@realpalacio.com

A morada do Hotel é:

Hotel Real Palácio, R. Tomás Ribeiro 115, 1050-228 Lisboa

Este ano as sessões de Natal no Porto irão decorrer na Scholé em Matosinhos, nos dias 23 e 24 de Novembro.

Para quem não acompanhou as sessões dos anos anteriores, descrevemos abaixo o conceito:

Em 2017, desafiei a Ana Lemos e as 3 C's para uma sessão e o resultado foi muito acima do que tinha em mente, ficaram radiantes com a possibilidade de ver neve, trazendo para a sessão expressões de pura alegria. Podem ver o resultado em primeira pessoa no link do blog Cacomae - http://cacomae.pt/cai-neve/

Mais tarde, o modelo transitou para a casa do Lago, no Pestana Palace em Lisboa, onde fiz uma sessão com a Mariana Seara Cardoso do blog Aos Pares, na qual a paisagem única deste Hotel acrescenta às fotografias um imaginário de castelos e princesas - http://aospares.pt/in-love-os-olhos-brilhar/

As condições meteorológicas nunca permitiram sessões de exterior no Porto nesta altura do ano, mantendo a realização das sessões em espaço interior. Iremos trazer o imaginário da neve novamente, mas também novidades para quem participou nos anos anteriores, acrescentando dois novos cenários.

A sessão contempla 10 fotos editadas e tem um custo de 100 euros, sendo executadas de 30 em 30 minutos por família. As vagas são limitadas e vão obedecer a ordem de chegada e confirmação da reserva (pagamento).

As reservas devem ser realizadas por e-mail para cristina@paustorch.com e vão obedecer a disponibilidade de horário e ordem de chegada dos pedidos.

A morada da Scholé é R. Godinho 618, 4450-147 Matosinhos.

18 E 19 DE JANEIRO // CASCAIS // VOUCHERS DISPONÍVEIS

18 E 19 DE JANEIRO // CASCAIS // VOUCHERS DISPONÍVEIS

AUDIÊNCIA

Entusiastas da fotografia e fotógrafos amadores que procurem assentar as noções básicas de fotografia, manipulação de uma máquina fotográfica, assim como do workflow de edição. A audiência deve estar familiarizada com uma Mirrorless/DSLR, ter equipamento próprio e um computador portátil.

OBJETIVOS

Este workshop de nível introdutório visa introduzir os conceitos básicos de composição, enquadramento e composição. A vertente prática será realizada com figurantes em exterior como elemento de captação.


MATERIAIS

O workshop contempla um conjunto de mais de 60 fichas de consulta para poder assentar os conhecimentos adquiridos. As fichas foram criadas com uma componente prática e transmite, através de exemplos e imagens, configurações, regras de composição ou acessórios para determinados cenários.

PROGRAMA

DIA 18

10:00 Boas-vindas

10:30 - 13:00 Teoria da fotografia e composição

Almoço

14:30 - 17:00 Operar a máquina fotográfica

17:00 - 18:00 Exercícios práticos

DIA 19

10:30 - 12:00 Exercícios práticos: sessão em exterior

12:00 - 13:00 Introdução workflow digital

Almoço

14:30 - 17:00 Workflow e edição de fotografia

17:00 - 18:00 Esclarecimento de questões

LOCALIZAÇÃO

9 E 10 DE MAIO // LISBOA // VOUCHERS DISPONÍVEIS

9 E 10 DE MAIO // LISBOA // VOUCHERS DISPONÍVEIS

A fotografia de Retrato é a minha paixão, tanto pela vertente técnica como pela psicológica. O desafio de retratar uma pessoa como ela realmente é obriga a perceber o comportamento humano. Este workshop de dois dias contempla uma componente teórico-prática focada nos aspetos técnicos e comportamentais, tendo como pano de fundo estúdio e exterior, assim como figurantes para praticar os conhecimentos adquiridos.

AUDIÊNCIA

Fotógrafos profissionais que procurem aprofundar o retrato, quer a componente de iluminação de estúdio e exterior como a psicologia do retrato, do ponto de vista cognitivo de quem observador como a psicologia do retratado. A audiência deve estar familiarizada com uma DSLR/Mirrorless em modo manual, ter equipamento próprio e um computador portátil.

OBJETIVOS

Este workshop de nível avançado visa introduzir os conceitos de pré-produção nas sessões quando aplicável, contemplando storytelling, contexto, guarda roupa e makeup, iluminação em estúdio e exterior, composição, trabalho com figurante para extrair a expressão e comunicação não verbal pretendido concluindo com a avaliação do retrato enquanto elemento de comunicação. A vertente prática será realizada com figurantes em estúdio e exterior como elemento de captação.

MATERIAIS

O workshop contempla conteúdo didático de consulta dos diversos conteúdos apresentados durante o mesmo. O material de consulta apresenta uma componente prática e transmite, através de exemplos em imagens, configurações, regras de composição, esquemas de luz ou acessórios para determinados cenários.

INSCRIÇÃO

O valor do workshop é de 300,00€.

A inscrição pode ser realizada através do e-mail info@paustorch.com, preenchimento da Ficha de Inscrição e regularização do pagamento.

PROGRAMA

DIA 9 de Maio

10:00 Boas-vindas

10:20 - 11:00 O Retrato

11:00 - 12:00 Interpretação do Retrato: Storytelling Contexto e Mensagem

12:00 - 13:00 O Cenário do Retrato: Pre Produção

Almoço

14:30 - 15:30 Equipamento

15:30 - 17:00 Iluminação de Estúdio

17:00 - 18:00 Exercícios práticos

DIA 10 de Maio

10:00 - 12:00 Psicologia do Retratado

12:00 - 13:00 Simulação de sessão

Almoço

14:30 - 17:30 Sessão em Estúdio / Exterior

17:30 - 18:00 Esclarecimento de questões

LOCALIZAÇÃO

Academia Colorfoto

Praça Alvalade 2D, 

1700-035 Lisboa

19 E 20 DE JANEIRO // CASCAIS // VOUCHERS DISPONÍVEIS

19 E 20 DE JANEIRO // CASCAIS // VOUCHERS DISPONÍVEIS

AUDIÊNCIA

Entusiastas da fotografia e fotógrafos amadores que procurem assentar as noções básicas de fotografia, manipulação de uma máquina fotográfica, assim como do workflow de edição. A audiência deve estar familiarizada com uma DSLR/Mirrorless, ter equipamento próprio e um computador portátil.

OBJETIVOS

Este workshop de nível introdutório visa introduzir os conceitos básicos de composição, enquadramento e composição. A vertente prática será realizada com figurantes em exterior como elemento de captação.


MATERIAIS

O workshop contempla um conjunto de mais de 60 fichas de consulta para poder assentar os conhecimentos adquiridos. As fichas foram criadas com uma componente prática e transmite, através de exemplos e imagens, configurações, regras de composição ou acessórios para determinados cenários.

PROGRAMA

DIA 19

10:00 Boas-vindas

10:30 - 13:00 Teoria da fotografia e composição

Almoço

14:30 - 17:00 Operar a máquina fotográfica

17:00 - 18:00 Exercícios práticos

DIA 20

10:30 - 12:00 Exercícios práticos: sessão em exterior

12:00 - 13:00 Introdução workflow digital

Almoço

14:30 - 17:00 Workflow e edição de fotografia

17:00 - 18:00 Esclarecimento de questões

LOCALIZAÇÃO

Uma vez esgotada a data de dia 17 de Novembro e 2 de Dezembro, estamos a lançar uma nova data a dia 25 de Novembro para quem ficou sem vaga.

O modelo segue o conceito das sessões de dia 17 de Novembro que pode consultar aqui.

Caso pretendam ter um brunch no Hotel Real Palácio, podem solicitar a reserva através do e-mail manuel.santos@hoteisreal.com  (valor do brunch não incluído na sessão fotográfica).

A sessão contempla 10 fotos editadas e tem um custo de 100 euros, sendo executadas de 30 em 30 minutos por família. As vagas são limitadas e vão obedecer a ordem de chegada e confirmação da reserva (pagamento). As reservas devem ser realizadas por e-mail para sara@paustorch.com e vão obedecer a disponibilidade de horário e ordem de chegada dos pedidos. A morada do Hotel Real Palácio é R. Tomás Ribeiro 115, 1050-228 Lisboa

Uma vez esgotada a data de dia 17 de Novembro, estamos a lançar uma nova data a dia 2 de Dezembro para quem ficou sem vaga.

O modelo segue o conceito das sessões de dia 17 de Novembro que pode consultar aqui.

A sessão contempla 10 fotos editadas e tem um custo de 100 euros, sendo executadas de 30 em 30 minutos por família. As vagas são limitadas e vão obedecer a ordem de chegada e confirmação da reserva (pagamento). As reservas devem ser realizadas por e-mail para sara@paustorch.com e vão obedecer a disponibilidade de horário e ordem de chegada dos pedidos. A morada do Hotel Real Palácio é R. Tomás Ribeiro 115, 1050-228 Lisboa

A pedido de muitas famílias, vamos replicar o modelo das sessões do ano passado numa data única, a 8 de Dezembro na Scholé, em Matosinhos.

Para quem não recorda, desafiei a Ana Lemos e as 3 C's para uma sessão e o resultado foi muito acima do que tinha em mente, ficaram radiantes com a possibilidade de ver neve, trazendo para a sessão expressões de pura alegria. Podem ver o resultado em primeira pessoa no link do blog Cacomae - http://cacomae.pt/cai-neve/ 

A sessão contempla 10 fotos editadas e tem um custo de 100 euros, sendo executadas de 30 em 30 minutos por família. As vagas são limitadas e vão obedecer a ordem de chegada e confirmação da reserva (pagamento). 

As reservas devem ser realizadas por e-mail para sara@paustorch.com e vão obedecer a disponibilidade de horário e ordem de chegada dos pedidos. A morada da Scholé é R. Godinho 618, 4450-147 Matosinhos.

A pedido de muitas famílias, vamos replicar o modelo das sessões do ano passado numa data única, a 17 de Novembro no Pestana Palace, em Lisboa.

Para quem não recorda, desafiei a Ana Lemos e as 3 C's para uma sessão e o resultado foi muito acima do que tinha em mente, ficaram radiantes com a possibilidade de ver neve, trazendo para a sessão expressões de pura alegria. Podem ver o resultado em primeira pessoa no link do blog Cacomae - http://cacomae.pt/cai-neve/

Mais tarde, o modelo transitou para a casa do Lago, no Pestana Palace em Lisboa, onde fiz uma sessão com a Mariana Seara Cardoso do blog Aos Pares, onde a paisagem única deste Hotel acrescenta às fotografias um imaginário de castelos e princesas - http://aospares.pt/in-love-os-olhos-brilhar/

A sessão contempla 10 fotos editadas e tem um custo de 100 euros, sendo executadas de 30 em 30 minutos por família. As vagas são limitadas e vão obedecer a ordem de chegada e confirmação da reserva (pagamento). 

As reservas devem ser realizadas por e-mail para sara@paustorch.com e vão obedecer a disponibilidade de horário e ordem de chegada dos pedidos. A morada do Pestana Palace é Rua Jau 54, 1300-314 Lisboa

Ontem foram apresentadas muitas novidades na Photokina 2018+, muitas já eram esperadas pelo roadmap das marcas, como a 33mm f1 da Fujifilm ou a GFX50R, uma media formato a preço acessível em rangefinder, democratizando o medio formato para street photography ou fotografia de viagens.

Outra novidade para o ano será a GFX100S (nome ainda por definir), acrescentando à família GFX uma máquina de medio formato com 102 megapixels, video 4k e IBIS incorporado.

Nas lentes, apesar de já ter dito que não são novidade, estando presentes no roadmap, vamos ter as seguintes novidades no medio formato: Fujinon GF 100-200mm F5.6 R LM OIS WR , a 45-100mm F4 R LM OIS WR e a 50mm F3.5 R LM WR. Para a série X temos as seguintes novidades:

XF33mmF1.0: Maior que a Mitakon 35mm F0.95, tem a vantagem de ser autofocus. Filtro 77

XF16mmF2.8: A acompanhar as famosas XF23mmF2, XF35mmF2 and XF50mmF2. Filtro 49 

XF16-80mmF4: Versátil, interessante para viagens e video. Filtro 72

Agora vamos a novidades que podem ter passado ao lado de muitas pessoas e que podem ser bastantes úteis.

Capture One apresentou estendeu a compatibilidade de famoso software de edição para as seres GF e X da Fujifilm, apresentando também novidades no licenciamento, permitindo adquirir uma licença anua exclusiva para a marca por 159 euros. Mas para quem precisar de menos funcionalidades, a Capture One lança a versão express

Hoje foi o lançamento mundial da B10, a nova cabeça de flash portátil da Profoto, apresentada pelo Eduardo Lima da Colorfoto e o fotógrafo João Carlos, na Academia Colorfoto.

Muitos (entre os quais eu) procuravam uma cabeça portátil que não tivesse tanta potencia com as B1 e B1X, mas que fosse mais portátil que a B2, para poder levar na mochila da câmara. Mesmo sendo um fã da B1 desde que foi lançada, sentia falta de algumas melhorias que estão presentes na nova B10.

MEDIDAS

Com metade do peso da B1X, 1,5 kgs e apenas 17 x 15 x 10 cms, a cabeça é pouco maior que uma Nikon 24-70, apenas é mais larga para manter a compatibilidade com os modificadores da Profoto. Ao contrário do A1, esta cabeça permite tirar partido do investimento já realizado em modificadores, os Rfi que tanto gosto, OCF e sombrinhas e aos quais já estou habituado a retirar os resultados que procuro.

ESPECIFICAÇÕES

Com uma potência de 250 W, com uma amplitude de 10 f-stops, tanto em modo normal como HSS e uma capacidade de 400 disparos, apresenta dois pormenores que fazem toda a diferença neste modelo, face aos modelos B1/B1X, nomeadamente a luz contínua e o transformador.

BATERIAS

Ao contrário dos modelos B1/B1X, dotados de bateria e um carregador de baterias, o que me obrigou de imediato a adquirir duas baterías, que já seria necessário para os trabalhos em exterior, era uma necessidade também em interior com acesso a tomadas. A necessidade de trabalhar com baterias, o respetivo desgaste, o peso no transporte e a necessidade de estar a verificar o respetivo estado de carga eras preocupações desnecessárias.

Os 400 disparos das especificações falam em potência máxima (tenho as minhas reservas) e sem recurso à modelagem. Para quem gosta de trabalhar com grandes aberturas e em exterior, acabamos por possivelmente chegar a esses valores.

O B10 conta com um carregador que pode ser utilizado para operar diretamente a cabeça sem recurso a baterias, e inclusive operar diretamente e carregar uma bateria em paralelo. Maravilha Profoto!

Para quem não está a par, a bateria da B1 conta com 300 ciclos de esperança de vida, o que utilizada em interior, irrita por ser desnecessário.

LUZ CONTÍNUA

Ora, aqui chegamos a um ponto onde, operando a B1 da única forma possível, através do uso de baterias, tinha pânico do consumo da luz de modelagem. Aqui temos uma novidade importante, uma melhoria significativa no recurso a LED, com a possibilidade de controlar a temperatura de cor dos 3000 aos 6500 k, com um CRI sempre acima dos 90, entre os 90 e os 96 para as temperaturas de cor citadas respetivamente.

Para quem não está familiarizado com a media CRI - color rendering index, é uma medida de 0 a 100 que quantifica a qualidade da luz emitida, garantindo a precisão na captura das cores dos objetos, comparada com a utilização de luz natural. 

Se juntarmos a isto o transformador ligado à corrente, deixando de ser poupado na luz de modelagem em interior, apesar das especificações falarem em até 75 minutos com uma bateria, e a necessidade crescente que tenho de captar pequenos discursos em vídeo, em conjunto com os retratos que faço para Os Retratistas, esta cabeça torna-se num híbrido de foto/vídeo perfeito.

BLA BLA BLA

Não quero ser aquele geek chato a trazer à baila outras mil e uma coisas que a cabeça faz, seja o controlo da B10 via app de iPhone, malinha pipi e o adaptador de tripé com suporte para...

E ENTÃO O A1?

É uma pergunta legítima, que todos fazem quando a Profoto fala no novo e pequenino B10. Então e agora, vão descontinuar o A1? A não ser que me expliquem como podem colocar um B10 na sapata da câmara para eventos ou levar na bagagem de bordo 3 B1X para fazer uma sessão em S. Miguel, acho que ainda vai continuar por aqui. E não, por favor não digam que o A1 é um speedlight. 

FAMÍLIA PROFOTO

Para quem está familiarizado com esta parte, pode parar por aqui, para quem não está e acredita que a Profoto é tem um investimento elevado ou simplesmente nunca aprofundou, acho que vale a pena continuar a leitura.

Já tive cabeças de várias marcas, com bateria, sem, flashes e modificadores com fartura. Dei por mim no início a perder muito tempo no Adobe Lightroom a retificar a inconsistência da iluminação das cabeças. Optei por evoluir para modelos/marcas melhores, novos modificadores, incompatibilidades com as anteriores, fosse no encaixe, temperatura de cor ou tempos de reciclagem.

A aposta na Profoto permite-me hoje contar com uma família de produtos que se complementa, podem trabalhar em conjunto, com as diversas marcas de máquinas que utilizo, com uma consistência invejável.

20 E 21 DE OUTUBRO // CASCAIS // 250 EUR // VOUCHERS DISPONÍVEIS

20 E 21 DE OUTUBRO // CASCAIS // 250 EUR // VOUCHERS DISPONÍVEIS

AUDIÊNCIA

Entusiastas da fotografia e fotógrafos amadores que procurem assentar as noções básicas de fotografia, manipulação de uma máquina fotográfica, assim como do workflow de edição. A audiência deve estar familiarizada com uma DSLR/Mirrorless e ter equipamento próprio e um computador portátil.

OBJETIVOS

Este workshop de nível introdutório visa introduzir os conceitos básicos de composição, enquadramento e composição. A vertente prática será realizada com figurantes em exterior como elemento de captação.

PROGRAMA

DIA 20

10:00 Boas-vindas

10:30 - 13:00 Teoria da fotografia e composição 

Almoço 

14:30 - 17:00 Operar a máquina fotográfica 

17:00 - 18:00 Exercícios práticos

DIA 21 

10:30 - 12:00 Exercícios práticos: sessão em exterior 

12:00 - 13:00 Introdução workflow digital 

Almoço 

14:30 - 17:00 Workflow e edição de fotografia 

17:00 - 18:00 Esclarecimento de questões e avaliação de conhecimentos adquiridos 

LOCALIZAÇÃO

Para alguém, o teu dia é apenas outro dia normal. Para ti é um dia único e original. És o único que pode captar a tua própria história e da tua família. Ao olhar o mundo através da objetiva, faz com que tenhas consciência dos momentos especiais e memoráveis que está a viver.

Com esta introdução é apresentada a mais nova da família X da Fujifilm, mas o melhor é passar a imagens, deixo o primeiro touch & try da Ana Lemos e das filhas com a câmara.

Esta semana vais ser realizado o lançamento da câmara de gama de entrada, permitindo adquirir um kit de corpo e lente, num orçamento abaixo dos 700 euros entrar no mundo mirrorless da Fujifilm. Podem passar pela Colorfoto em Lisboa ou Porto para dar uma olhadela.

Mantendo o aspeto retro que a marca já nos habitou, com um peso de 448 grs de peso e com um revestimento metálico, mantem o formato portátil, introduzindo um ecrã inclinável em 3 eixos, permitindo o modo selfie, que não era possível nas câmaras da marca até então.

Em termos de tecnologia, apresenta um sensor APS-C de 24,2 megapixéis com o motor de processamento de imagem, mas a base desta câmara é a simplicidade, pelo que vamos deixar a matéria geek para o site da marca, podendo encontrar todas as especificações técnicas aqui.

A máquina apresenta a famosa simulação de filme, à semelhança da X-T20, permitindo obter logo na captura imagens com alto contraste e saturação e o grão, trazendo um toque especial as capturas. Acrescem novos filtros de miniatura ou de cor parcial.

A funcionalidade wireless e a respectiva app mobile, transversal à marca e que uso tanto em eventos ou para alimentar as redes sociais, mantêm-se presente, permitindo a partilha quase instantânea.

A nível de focagem, a máquina traz novidades em termos de multifocagem e deteção automática do elemento de cena, permitindo captar imagens com mais detalhe.

A compatibilidade com a gama de objetivas da família Fujinon permite que utilize as minhas lentes sem qualquer adaptador, permitindo tirar partido do material que já tenho ou para quem está a entrar neste mundo, poder realizar no futuro o upgrade do corpo e manter o investimento em objetivas.

O meu veredito é definitivamente que vale a pena. Continuo a achara a Fujifilm X-T20 a melhor máquina para fotografia de família do mercado, mas temos aqui um convite sério e apelativo em termos de investimento para realizar o upgrade. Quem quiser comparar, pode ler o meu post sobre a Fujifilm X-T20 aqui.

Com o Verão chegam os grandes festivais. Nos Primavera Sound, Rock in Rio, Nos Alive, Sudoeste... seja qual for o estilo de música predominante, independentemente daqueles que vou, gosto de acompanhar o trabalho de alguns fotógrafos nacionais e ver, através do olhar de cada um, o registo das bandas, público ou backstage.

Já são vários os fotógrafos que fazem parte dessa lista que acompanho de perto, sendo o instagram um dos meus canais favoritos para andar à pesca de artistas que desconhecia. Regra geral quando abrimos os jornais, temos um registo bastante similar, de palco frontal, que pouco difere entre edições. Alguns desses registos são de fotógrafos que fazem parte dessa lista, onde certamente por motivos editoriais devem manter o formato, no entanto dão um olhar diferente nas suas redes sociais.

José Sena Goulão - Agência Lusa https://www.instagram.com/josesenagoulao/?hl=pt

Miguel Manso - Xposed e Público https://www.instagram.com/mmanso/?hl=pt

Vera Marmelo - Blog Miopia https://www.instagram.com/veramarmelo/?hl=pt

Não é novidade que a Sara Falcão, minha companheira de guerra também anda nesta luta, e que podendo vir a ser imparcial com outros fotógrafos, faz um trabalho que admiro, onde o olhar e a estética me são bastante próximos, por acompanhar diariamente.

Sara Hawkkk - https://www.instagram.com/sarahawkkk/?hl=pt

Natural de Lisboa, é Licenciada pela Lusófona em Marketing, Publicidade e Relações Públicas, com Mestrado em Marketing bla bla bla.... A fotografar desde os 13 anos, foi em 2014 que decidiu frequentar o curso de fotografia da Restart, e procurar fazer desta aventura a sua profissão.

Millenial por natureza, da linha de Sintra com orgulho, tem uma forte ligação ao Hip-Hop, tendo partilhado e crescido no meca deste género.

Ao contrário da geração anterior no Barreiro, onde a Vera Marmelo fez um trabalho excepcional a trazer em imagens o que se passa(va) na outra margem, esta nova geração está rodeada de "fotógrafos", uns a tentar fazer carreira, outros estão disponíveis apenas pelo convívio.

Neste registo vejo muito do nosso dia a dia em retratos, campanha e catálogo, mas não só, vejo também coisas diferentes, que tornam o registo único. Só quem passa por salas pequenas e de material duvidoso sabe como a matéria prima é limitada, mas mesmo assim sentimos aquela obrigação de dar bom material ao observador.

Deixo mais uma vez o insta da Sara https://www.instagram.com/sarahawkkk/?hl=pt

A convite da Catarina Carreiras  uma criativa que admiro, fotografei a campanha para o novo site do supermercado do El Corte Inglês. 

Produzido pelo Studio AH-HA e pela The Hotel , a nova campanha conta com um filme, print, rádio, formatos digitais e site. 

Sendo um projecto que foge da minha zona de conforto, o retrato, foi uma experiência completamente diferente e enriquecedora, sendo o segundo trabalho realizado com a Fujifilm GFX50s, a mirrorless de medio formato que está a ganhar cada vez mais mercado no segmento profissional e contou mais uma vez com a iluminação a cargo da Profoto.

Apaixonado pelo medio formato, nunca deixei de trabalhar com a Hasselblad 500CM e com a prenda dos meus 40 anos, a Mamiya RZ67, ambas utilizadas apenas com rolo, sem recurso a um back digital.

A minha paixão pelo médio formato é bastante simples, graças a um sensor de dimensões maiores que o full Frame e já nem falo do APS-C, temos uma alteração profunda na profundidade de campo e no detalhe da imagem, onde não contam apenas os megapixels da câmara, mas a definição para preencher esses megapixels.

Há cerca de um ano tive a primeira experiência com o médio formato da Fuji, numa sessão:

Não havia dúvidas que a GFX50s permitia obter todos os benefícios do medio formato no digital, 51,4 megapixels com um riqueza de detalhe maravilhosa, resistente a poeira e a água, permite a sua utilização nos mais diversos cenários.

Seja como for, a nível profissional, quer através do trabalho que realizo em www.paustorch.com como em www.osretratistas.com tinha dois grandes problemas em migrar para este formato: o tamanho e respetivo peso do equipamento e o preço. Por muitas voltas que desse no business plan e preços de praticados no mercado, não via forma de rentabilizar o investimento no médio formato. 

A Fujifilm e a Hasselblad introduziram no mercado as primeiras mirrorless de médio formato, nomeadamente a GFX50s e a X1D, permitindo ultrapassar as duas questões acima identificadas, sendo de tamanhos reduzidos, o mesmo se aplica o investimento. Importante salientar que o investimento na Fuji é de 2/3 em relação ao da Hasselblad.

Se comparar a minha Nikon D800 com a GFX50s, começamos com menos 200 gramas na segunda, as medidas mais ou menos as mesmas e com um sensor com 15 megapixels, mas o mais importante, com maior detalhe e profundidade de campo.

Agora que já era viável entrar neste formato de cabeça ficava a questão, Hasselblad ou Fuji? A Fuji não é nenhuma novata neste formato, já tem um historial enorme no médio formato e no mirrorless tem apresentado melhorias substanciais de máquina para máquina. Tendo começado a trabalhar com a X-T1,  fiquei maravilhado com o upgrade para a X-T2, que estou em vias de trocar pela X-H1, reaproveitando a gama de objetivas, cada vez maior.

Se já tinha confiança na Fuji, apesar da câmara ser recente, outro fator para fazer esta escolha foi a aposta na investigação, através da qual já contam com uma linha de objetivas interessante, a linha GFX: a GF23mmF4 R LM WR, a GF45mmF2.8 R WR, a GF63mmF2.8 R WR, a zoom GF32-64mmF4 R LM WR e mais uma GF110mmF2 R LM WR e uma GF120mmF4 Macro R LM OIS WR.

Deixo um pequeno exemplo de uma imagem que produzi o ano passado com a GFX50s para o projecto www.asuaprocura.com e o respetivo zoom.

Para os mais cépticos deixo números http://cameradecision.com/compare/Fujifilm-GFX-50S-vs-Hasselblad-X1D 

Quer mais visibilidade no LinkedIn? Quer gerar mais leads, aumentar a sua notoriedade e criar novas oportunidades para a sua carreira?

O LinkedIn makeover com Pedro Caramez (www.pedrocaramez.pt) e Pau Storch (www.paustorch.com), é um processo de avaliação, aconselhamento e registo fotográfico para melhorar o seu desempenho no LinkedIn.

Processo

Disponibilizámos duas datas em Lisboa e duas no Porto para a realização do seu LinkedIn Makeover. A participação pode ser agendada através de marcação prévia, em função da disponibilidade de horários. Os pedidos serão efectuados com Sara Falcão, através do email makeover@paustorch.com

Não se esqueça de solicitar horários, indicando a data pretendida.

Casa sessão contempla 20 minutos com o Pedro Caramez para avaliar o seu perfil e estratégia de LinkedIn, e outros 20 minutos com a equipa de Pau Storch, para a execução da sessão fotográfica.

Previamente ao dias do LinkedIn Makeover, o candidato deverá preencher um formulário com de elementos do seu perfil, permitindo à equipa realizar o levantamento necessário para poder dar um apoio na escolha da indumentária a usar na sessão fotográfica, e recolher informação para avaliar a melhor forma de melhorar o seu perfil de LinkedIn.

O resultado do LinkedIn Makeover será entregue no prazo máximo de 5 dias úteis. Disponibilizaremos uma ligação onde poderá efectuar a descarga de uma gravação de vídeo com a apresentação do resultado da sua consulta, acompanhada por comentários efectuados pelo Pedro Caramez da análise do seu perfil. Juntamente com o vídeo, 3 fotografias da sessão com Pau Storch serão entregues devidamente editadas, em alta resolução e livres de direitos de utilização. O investimento desta ação é de 200,00€.

Local

Porto - CEP Centro Empresarial do Porto

Endereço: Rua Engenheiro Ferreira Dias 161, 4100-247 Porto


Lisboa - Tivoli Avenida Liberdade



Endereço: Av. da Liberdade 185, 1269-050 Lisboa

Na passada sexta-feira estive no Baby&Kid Portugal, mostrar um pouco da combinação FujifilmProfoto com a utilização das cabeças B1X, B2 e D2, assim como diversos modificadores combinados com o air remote da Fuji com a X-T2.

Deixo alguns exemplos com colegas, fornecedores e muitos deles amigos!

18 e 25 de Março // Cascais // 12 vagas // 200 eur // Vouchers físicos disponíveis

18 e 25 de Março // Cascais // 12 vagas // 200 eur // Vouchers físicos disponíveis

AUDIÊNCIA

Entusiastas da fotografia e fotógrafos amadores que procurem assentar as noções básicas de fotografia, manipulação de uma máquina fotográfica, assim como do workflow de edição. A audiência deve estar familiarizada com uma DSLR e ter equipamento próprio e um computador portátil.

OBJETIVOS

Este workshop de nível introdutório visa introduzir os conceitos básicos de composição, enquadramento e composição. A vertente prática será realizada com a família como elemento de captação.

PROGRAMA

DIA 18

10:00 Boas-vindas

10:30 - 13:00 Teoria da fotografia e composição Almoço

14:30 - 17:00 Operar a máquina fotográfica

17:00 - 18:00 Exercícios práticos: fotos em interior

DIA 25

11:00 - 12:00 Exercícios práticos: sessão em exterior

12:00 - 13:00 Introdução workflow digital

Almoço

14:30 - 17:00 Workflow e edição de fotografia 

17:00 - 18:00 Esclarecimento de questões e avaliação de conhecimentos adquiridos

LOCALIZAÇÃO


Não sei se terá sido por virem pré-formatados para Microsoft Windows, mas nos últimos meses, ao tentar formatar discos novos através do Disk Utility, tenho-me deparado com o seguinte erro:

Depois de tentar das mais diversas e variadas formas, optei por deixar o utilitário de lado e utilizar o terminal para resolver a situação. Ainda utilizei o Disk Utility para perceber quais eram os discos que pretendia formatar.

Já com a certeza que eram os discos disk4 e disk5 (muito cuidado neste ponto pois podem formatar o disco errado e perder trabalho), abri um terminal. Ao utilizar a função "diskutil list" temos acesso à lista de discos e respetivos nomes:

E através da seguinte linha de comandos forçamos a remoção do disco, escrita a zeros do boot sector e forçamos a partição:

diskutil unmountDisk force disk4

sudo dd if=/dev/zero of=/dev/disk4 bs=1024 count=1024

diskutil partitionDisk disk4 GPT JHFS+ "BCK2018A" 0g

Reforço novamente, muito cuidado com o disco onde estão a fazer as ações, validem duas e três vezes nas linhas de comando se estão a trabalhar no disco certo. O melhor será remover tos os discos excepto aquele que queremos formatar e só então iniciar o processo.

E fica o assunto resolvido: