O "efeito panning" é uma técnica criativa que incrementa a sensação de movimento e velocidade a uma fotografia. Não sendo a minha área da atuação principal, fiz as fotos a seguir no EWC 12h Circuito do Estoril de 2020.

Este efeito é muito utilizado em fotografia de desporto, seja motorizado como motas ou automóveis, assim como em outros desportos como atletismo ou futebol, atribuindo dinâmica à composição.

Para verificar como reagimos ao efeito panning, vou apresentar uma fotografia semelhante, mas sem o efeito, onde parece que a mota está estática.

O "efeito panning" é muito simples de se obter, deve utilizar velocidades de obturado baixas (ex. 1/30, 1/15 seg.) dependendo da distância ao objeto e da velocidade com que o objeto se desloca.

créditos do gráfico AKphoto.com

Devemos acompanhar o objeto e iniciar o movimento de câmara, "agarrar" o objeto mantendo uma velocidade uniforme e só então disparar. É fundamental estabilizar a câmara na horizontal, pelo que aconselho o uso de tripé ou monopé, que vão encontrar uma oferta enorme na loja online da Colorfoto.

Outra questão a ter em consideração é certamente utilizar o foco manual ou aberturas muito fechadas para garantir o foco do objeto em movimento ao longo da exposição.