Para alguém, o teu dia é apenas outro dia normal. Para ti é um dia único e original. És o único que pode captar a tua própria história e da tua família. Ao olhar o mundo através da objetiva, faz com que tenhas consciência dos momentos especiais e memoráveis que está a viver.

Com esta introdução é apresentada a mais nova da família X da Fujifilm, mas o melhor é passar a imagens, deixo o primeiro touch & try da Ana Lemos e das filhas com a câmara.

Esta semana vais ser realizado o lançamento da câmara de gama de entrada, permitindo adquirir um kit de corpo e lente, num orçamento abaixo dos 700 euros entrar no mundo mirrorless da Fujifilm. Podem passar pela Colorfoto em Lisboa ou Porto para dar uma olhadela.

Mantendo o aspeto retro que a marca já nos habitou, com um peso de 448 grs de peso e com um revestimento metálico, mantem o formato portátil, introduzindo um ecrã inclinável em 3 eixos, permitindo o modo selfie, que não era possível nas câmaras da marca até então.

Em termos de tecnologia, apresenta um sensor APS-C de 24,2 megapixéis com o motor de processamento de imagem, mas a base desta câmara é a simplicidade, pelo que vamos deixar a matéria geek para o site da marca, podendo encontrar todas as especificações técnicas aqui.

A máquina apresenta a famosa simulação de filme, à semelhança da X-T20, permitindo obter logo na captura imagens com alto contraste e saturação e o grão, trazendo um toque especial as capturas. Acrescem novos filtros de miniatura ou de cor parcial.

A funcionalidade wireless e a respectiva app mobile, transversal à marca e que uso tanto em eventos ou para alimentar as redes sociais, mantêm-se presente, permitindo a partilha quase instantânea.

A nível de focagem, a máquina traz novidades em termos de multifocagem e deteção automática do elemento de cena, permitindo captar imagens com mais detalhe.

A compatibilidade com a gama de objetivas da família Fujinon permite que utilize as minhas lentes sem qualquer adaptador, permitindo tirar partido do material que já tenho ou para quem está a entrar neste mundo, poder realizar no futuro o upgrade do corpo e manter o investimento em objetivas.

O meu veredito é definitivamente que vale a pena. Continuo a achara a Fujifilm X-T20 a melhor máquina para fotografia de família do mercado, mas temos aqui um convite sério e apelativo em termos de investimento para realizar o upgrade. Quem quiser comparar, pode ler o meu post sobre a Fujifilm X-T20 aqui.