Este ano as sessões de Natal em Lisboa irão decorrer no Hotel Real Palácio, nos dias 16 e 17 de Novembro. Vagas limitadas.
Para quem não acompanhou as sessões dos anos anteriores, descrevemos abaixo o conceito:
Em 2017, desafiei a Ana Lemos e as 3 C's para uma sessão e o resultado foi muito acima do que tinha em mente, ficaram radiantes com a possibilidade de ver neve, trazendo para a sessão expressões de pura alegria. Podem ver o resultado em primeira pessoa no link do blog Cacomae - http://cacomae.pt/cai-neve/
Mais tarde, o modelo transitou para a casa do Lago, no Pestana Palace em Lisboa, onde fiz uma sessão com a Mariana Seara Cardoso do blog Aos Pares, na qual a paisagem única deste Hotel acrescenta às fotografias um imaginário de castelos e princesas - http://aospares.pt/in-love-os-olhos-brilhar/
Este ano vamos realizar a sessão no Hotel Real Palácio, num pátio protegido do frio. Iremos trazer o imaginário da neve, mas também novidades para quem participou nos anos anteriores, acrescentando dois novos cenários.
A sessão contempla 10 fotos editadas e tem um custo de 100 euros, sendo executadas de 30 em 30 minutos por família. As vagas são limitadas e vão obedecer a ordem de chegada e confirmação da reserva (pagamento).
As reservas devem ser realizadas por e-mail para cristina@paustorch.com e vão obedecer a disponibilidade de horário e ordem de chegada dos pedidos.
Nestes dias o Hotel tem o Brunch em Família das 12:30h às 16h00, que não se encontra incluído no valor da sessão. Podem marcar através dos seguintes contactos do Hotel Real Palácio, 213 199 500 ou para hostess@realpalacio.com
A morada do Hotel é:
Hotel Real Palácio, R. Tomás Ribeiro 115, 1050-228 Lisboa
Este ano as sessões de Natal no Porto irão decorrer na Scholé em Matosinhos, nos dias 23 e 24 de Novembro.
Para quem não acompanhou as sessões dos anos anteriores, descrevemos abaixo o conceito:
Em 2017, desafiei a Ana Lemos e as 3 C's para uma sessão e o resultado foi muito acima do que tinha em mente, ficaram radiantes com a possibilidade de ver neve, trazendo para a sessão expressões de pura alegria. Podem ver o resultado em primeira pessoa no link do blog Cacomae - http://cacomae.pt/cai-neve/
Mais tarde, o modelo transitou para a casa do Lago, no Pestana Palace em Lisboa, onde fiz uma sessão com a Mariana Seara Cardoso do blog Aos Pares, na qual a paisagem única deste Hotel acrescenta às fotografias um imaginário de castelos e princesas - http://aospares.pt/in-love-os-olhos-brilhar/
As condições meteorológicas nunca permitiram sessões de exterior no Porto nesta altura do ano, mantendo a realização das sessões em espaço interior. Iremos trazer o imaginário da neve novamente, mas também novidades para quem participou nos anos anteriores, acrescentando dois novos cenários.
A sessão contempla 10 fotos editadas e tem um custo de 100 euros, sendo executadas de 30 em 30 minutos por família. As vagas são limitadas e vão obedecer a ordem de chegada e confirmação da reserva (pagamento).
As reservas devem ser realizadas por e-mail para cristina@paustorch.com e vão obedecer a disponibilidade de horário e ordem de chegada dos pedidos.
A morada da Scholé é R. Godinho 618, 4450-147 Matosinhos.
18 E 19 DE JANEIRO // CASCAIS // VOUCHERS DISPONÍVEIS
18 E 19 DE JANEIRO // CASCAIS // VOUCHERS DISPONÍVEIS
AUDIÊNCIA
Entusiastas da fotografia e fotógrafos amadores que procurem assentar as noções básicas de fotografia, manipulação de uma máquina fotográfica, assim como do workflow de edição. A audiência deve estar familiarizada com uma Mirrorless/DSLR, ter equipamento próprio e um computador portátil.
OBJETIVOS
Este workshop de nível introdutório visa introduzir os conceitos básicos de composição, enquadramento e composição. A vertente prática será realizada com figurantes em exterior como elemento de captação.
MATERIAIS
O workshop contempla um conjunto de mais de 60 fichas de consulta para poder assentar os conhecimentos adquiridos. As fichas foram criadas com uma componente prática e transmite, através de exemplos e imagens, configurações, regras de composição ou acessórios para determinados cenários.
PROGRAMA
DIA 18
10:00 Boas-vindas
10:30 - 13:00 Teoria da fotografia e composição
Almoço
14:30 - 17:00 Operar a máquina fotográfica
17:00 - 18:00 Exercícios práticos
DIA 19
10:30 - 12:00 Exercícios práticos: sessão em exterior
19 E 20 DE JANEIRO // CASCAIS // VOUCHERS DISPONÍVEIS
19 E 20 DE JANEIRO // CASCAIS // VOUCHERS DISPONÍVEIS
AUDIÊNCIA
Entusiastas da fotografia e fotógrafos amadores que procurem assentar as noções básicas de fotografia, manipulação de uma máquina fotográfica, assim como do workflow de edição. A audiência deve estar familiarizada com uma DSLR/Mirrorless, ter equipamento próprio e um computador portátil.
OBJETIVOS
Este workshop de nível introdutório visa introduzir os conceitos básicos de composição, enquadramento e composição. A vertente prática será realizada com figurantes em exterior como elemento de captação.
MATERIAIS
O workshop contempla um conjunto de mais de 60 fichas de consulta para poder assentar os conhecimentos adquiridos. As fichas foram criadas com uma componente prática e transmite, através de exemplos e imagens, configurações, regras de composição ou acessórios para determinados cenários.
PROGRAMA
DIA 19
10:00 Boas-vindas
10:30 - 13:00 Teoria da fotografia e composição
Almoço
14:30 - 17:00 Operar a máquina fotográfica
17:00 - 18:00 Exercícios práticos
DIA 20
10:30 - 12:00 Exercícios práticos: sessão em exterior
Uma vez esgotada a data de dia 17 de Novembro e 2 de Dezembro, estamos a lançar uma nova data a dia 25 de Novembro para quem ficou sem vaga.
O modelo segue o conceito das sessões de dia 17 de Novembro que pode consultar aqui.
Caso pretendam ter um brunch no Hotel Real Palácio, podem solicitar a reserva através do e-mail manuel.santos@hoteisreal.com (valor do brunch não incluído na sessão fotográfica).
A sessão contempla 10 fotos editadas e tem um custo de 100 euros, sendo executadas de 30 em 30 minutos por família. As vagas são limitadas e vão obedecer a ordem de chegada e confirmação da reserva (pagamento).
As reservas devem ser realizadas por e-mail para sara@paustorch.com e vão obedecer a disponibilidade de horário e ordem de chegada dos pedidos. A morada do Hotel Real Palácio é R. Tomás Ribeiro 115, 1050-228 Lisboa
Uma vez esgotada a data de dia 17 de Novembro, estamos a lançar uma nova data a dia 2 de Dezembro para quem ficou sem vaga.
O modelo segue o conceito das sessões de dia 17 de Novembro que pode consultar aqui.
A sessão contempla 10 fotos editadas e tem um custo de 100 euros, sendo executadas de 30 em 30 minutos por família. As vagas são limitadas e vão obedecer a ordem de chegada e confirmação da reserva (pagamento).
As reservas devem ser realizadas por e-mail para sara@paustorch.com e vão obedecer a disponibilidade de horário e ordem de chegada dos pedidos. A morada do Hotel Real Palácio é R. Tomás Ribeiro 115, 1050-228 Lisboa
A pedido de muitas famílias, vamos replicar o modelo das sessões do ano passado numa data única, a 8 de Dezembro na Scholé, em Matosinhos.
Para quem não recorda, desafiei a Ana Lemos e as 3 C's para uma sessão e o resultado foi muito acima do que tinha em mente, ficaram radiantes com a possibilidade de ver neve, trazendo para a sessão expressões de pura alegria. Podem ver o resultado em primeira pessoa no link do blog Cacomae - http://cacomae.pt/cai-neve/
A sessão contempla 10 fotos editadas e tem um custo de 100 euros, sendo executadas de 30 em 30 minutos por família. As vagas são limitadas e vão obedecer a ordem de chegada e confirmação da reserva (pagamento).
As reservas devem ser realizadas por e-mail para sara@paustorch.com e vão obedecer a disponibilidade de horário e ordem de chegada dos pedidos. A morada da Scholé é R. Godinho 618, 4450-147 Matosinhos.
A pedido de muitas famílias, vamos replicar o modelo das sessões do ano passado numa data única, a 17 de Novembro no Pestana Palace, em Lisboa.
Para quem não recorda, desafiei a Ana Lemos e as 3 C's para uma sessão e o resultado foi muito acima do que tinha em mente, ficaram radiantes com a possibilidade de ver neve, trazendo para a sessão expressões de pura alegria. Podem ver o resultado em primeira pessoa no link do blog Cacomae - http://cacomae.pt/cai-neve/
Mais tarde, o modelo transitou para a casa do Lago, no Pestana Palace em Lisboa, onde fiz uma sessão com a Mariana Seara Cardoso do blog Aos Pares, onde a paisagem única deste Hotel acrescenta às fotografias um imaginário de castelos e princesas - http://aospares.pt/in-love-os-olhos-brilhar/
A sessão contempla 10 fotos editadas e tem um custo de 100 euros, sendo executadas de 30 em 30 minutos por família. As vagas são limitadas e vão obedecer a ordem de chegada e confirmação da reserva (pagamento).
As reservas devem ser realizadas por e-mail para sara@paustorch.com e vão obedecer a disponibilidade de horário e ordem de chegada dos pedidos. A morada do Pestana Palace é Rua Jau 54, 1300-314 Lisboa
Ontem foram apresentadas muitas novidades na Photokina 2018+, muitas já eram esperadas pelo roadmap das marcas, como a 33mm f1 da Fujifilm ou a GFX50R, uma media formato a preço acessível em rangefinder, democratizando o medio formato para street photography ou fotografia de viagens.
Outra novidade para o ano será a GFX100S (nome ainda por definir), acrescentando à família GFX uma máquina de medio formato com 102 megapixels, video 4k e IBIS incorporado.
Nas lentes, apesar de já ter dito que não são novidade, estando presentes no roadmap, vamos ter as seguintes novidades no medio formato: Fujinon GF 100-200mm F5.6 R LM OIS WR , a 45-100mm F4 R LM OIS WR e a 50mm F3.5 R LM WR. Para a série X temos as seguintes novidades:
XF33mmF1.0: Maior que a Mitakon 35mm F0.95, tem a vantagem de ser autofocus. Filtro 77
XF16mmF2.8: A acompanhar as famosas XF23mmF2, XF35mmF2 and XF50mmF2. Filtro 49
XF16-80mmF4: Versátil, interessante para viagens e video. Filtro 72
Agora vamos a novidades que podem ter passado ao lado de muitas pessoas e que podem ser bastantes úteis.
A Capture One apresentou estendeu a compatibilidade de famoso software de edição para as seres GF e X da Fujifilm, apresentando também novidades no licenciamento, permitindo adquirir uma licença anua exclusiva para a marca por 159 euros. Mas para quem precisar de menos funcionalidades, a Capture One lança a versão express
Hoje foi o lançamento mundial da B10, a nova cabeça de flash portátil da Profoto, apresentada pelo Eduardo Lima da Colorfoto e o fotógrafo João Carlos, na Academia Colorfoto.
Muitos (entre os quais eu) procuravam uma cabeça portátil que não tivesse tanta potencia com as B1 e B1X, mas que fosse mais portátil que a B2, para poder levar na mochila da câmara. Mesmo sendo um fã da B1 desde que foi lançada, sentia falta de algumas melhorias que estão presentes na nova B10.
MEDIDAS
Com metade do peso da B1X, 1,5 kgs e apenas 17 x 15 x 10 cms, a cabeça é pouco maior que uma Nikon 24-70, apenas é mais larga para manter a compatibilidade com os modificadores da Profoto. Ao contrário do A1, esta cabeça permite tirar partido do investimento já realizado em modificadores, os Rfi que tanto gosto, OCF e sombrinhas e aos quais já estou habituado a retirar os resultados que procuro.
ESPECIFICAÇÕES
Com uma potência de 250 W, com uma amplitude de 10 f-stops, tanto em modo normal como HSS e uma capacidade de 400 disparos, apresenta dois pormenores que fazem toda a diferença neste modelo, face aos modelos B1/B1X, nomeadamente a luz contínua e o transformador.
BATERIAS
Ao contrário dos modelos B1/B1X, dotados de bateria e um carregador de baterias, o que me obrigou de imediato a adquirir duas baterías, que já seria necessário para os trabalhos em exterior, era uma necessidade também em interior com acesso a tomadas. A necessidade de trabalhar com baterias, o respetivo desgaste, o peso no transporte e a necessidade de estar a verificar o respetivo estado de carga eras preocupações desnecessárias.
Os 400 disparos das especificações falam em potência máxima (tenho as minhas reservas) e sem recurso à modelagem. Para quem gosta de trabalhar com grandes aberturas e em exterior, acabamos por possivelmente chegar a esses valores.
O B10 conta com um carregador que pode ser utilizado para operar diretamente a cabeça sem recurso a baterias, e inclusive operar diretamente e carregar uma bateria em paralelo. Maravilha Profoto!
Para quem não está a par, a bateria da B1 conta com 300 ciclos de esperança de vida, o que utilizada em interior, irrita por ser desnecessário.
LUZ CONTÍNUA
Ora, aqui chegamos a um ponto onde, operando a B1 da única forma possível, através do uso de baterias, tinha pânico do consumo da luz de modelagem. Aqui temos uma novidade importante, uma melhoria significativa no recurso a LED, com a possibilidade de controlar a temperatura de cor dos 3000 aos 6500 k, com um CRI sempre acima dos 90, entre os 90 e os 96 para as temperaturas de cor citadas respetivamente.
Para quem não está familiarizado com a media CRI - color rendering index, é uma medida de 0 a 100 que quantifica a qualidade da luz emitida, garantindo a precisão na captura das cores dos objetos, comparada com a utilização de luz natural.
Se juntarmos a isto o transformador ligado à corrente, deixando de ser poupado na luz de modelagem em interior, apesar das especificações falarem em até 75 minutos com uma bateria, e a necessidade crescente que tenho de captar pequenos discursos em vídeo, em conjunto com os retratos que faço para Os Retratistas, esta cabeça torna-se num híbrido de foto/vídeo perfeito.
BLA BLA BLA
Não quero ser aquele geek chato a trazer à baila outras mil e uma coisas que a cabeça faz, seja o controlo da B10 via app de iPhone, malinha pipi e o adaptador de tripé com suporte para...
E ENTÃO O A1?
É uma pergunta legítima, que todos fazem quando a Profoto fala no novo e pequenino B10. Então e agora, vão descontinuar o A1? A não ser que me expliquem como podem colocar um B10 na sapata da câmara para eventos ou levar na bagagem de bordo 3 B1X para fazer uma sessão em S. Miguel, acho que ainda vai continuar por aqui. E não, por favor não digam que o A1 é um speedlight.
FAMÍLIA PROFOTO
Para quem está familiarizado com esta parte, pode parar por aqui, para quem não está e acredita que a Profoto é tem um investimento elevado ou simplesmente nunca aprofundou, acho que vale a pena continuar a leitura.
Já tive cabeças de várias marcas, com bateria, sem, flashes e modificadores com fartura. Dei por mim no início a perder muito tempo no Adobe Lightroom a retificar a inconsistência da iluminação das cabeças. Optei por evoluir para modelos/marcas melhores, novos modificadores, incompatibilidades com as anteriores, fosse no encaixe, temperatura de cor ou tempos de reciclagem.
A aposta na Profoto permite-me hoje contar com uma família de produtos que se complementa, podem trabalhar em conjunto, com as diversas marcas de máquinas que utilizo, com uma consistência invejável.
20 E 21 DE OUTUBRO // CASCAIS // 250 EUR // VOUCHERS DISPONÍVEIS
20 E 21 DE OUTUBRO // CASCAIS // 250 EUR // VOUCHERS DISPONÍVEIS
AUDIÊNCIA
Entusiastas da fotografia e fotógrafos amadores que procurem assentar as noções básicas de fotografia, manipulação de uma máquina fotográfica, assim como do workflow de edição. A audiência deve estar familiarizada com uma DSLR/Mirrorless e ter equipamento próprio e um computador portátil.
OBJETIVOS
Este workshop de nível introdutório visa introduzir os conceitos básicos de composição, enquadramento e composição. A vertente prática será realizada com figurantes em exterior como elemento de captação.
PROGRAMA
DIA 20
10:00 Boas-vindas
10:30 - 13:00 Teoria da fotografia e composição
Almoço
14:30 - 17:00 Operar a máquina fotográfica
17:00 - 18:00 Exercícios práticos
DIA 21
10:30 - 12:00 Exercícios práticos: sessão em exterior
12:00 - 13:00 Introdução workflow digital
Almoço
14:30 - 17:00 Workflow e edição de fotografia
17:00 - 18:00 Esclarecimento de questões e avaliação de conhecimentos adquiridos
Para alguém, o teu dia é apenas outro dia normal. Para ti é um dia único e original. És o único que pode captar a tua própria história e da tua família. Ao olhar o mundo através da objetiva, faz com que tenhas consciência dos momentos especiais e memoráveis que está a viver.
Com esta introdução é apresentada a mais nova da família X da Fujifilm, mas o melhor é passar a imagens, deixo o primeiro touch & try da Ana Lemos e das filhas com a câmara.
Esta semana vais ser realizado o lançamento da câmara de gama de entrada, permitindo adquirir um kit de corpo e lente, num orçamento abaixo dos 700 euros entrar no mundo mirrorless da Fujifilm. Podem passar pela Colorfoto em Lisboa ou Porto para dar uma olhadela.
Mantendo o aspeto retro que a marca já nos habitou, com um peso de 448 grs de peso e com um revestimento metálico, mantem o formato portátil, introduzindo um ecrã inclinável em 3 eixos, permitindo o modo selfie, que não era possível nas câmaras da marca até então.
Em termos de tecnologia, apresenta um sensor APS-C de 24,2 megapixéis com o motor de processamento de imagem, mas a base desta câmara é a simplicidade, pelo que vamos deixar a matéria geek para o site da marca, podendo encontrar todas as especificações técnicas aqui.
A máquina apresenta a famosa simulação de filme, à semelhança da X-T20, permitindo obter logo na captura imagens com alto contraste e saturação e o grão, trazendo um toque especial as capturas. Acrescem novos filtros de miniatura ou de cor parcial.
A funcionalidade wireless e a respectiva app mobile, transversal à marca e que uso tanto em eventos ou para alimentar as redes sociais, mantêm-se presente, permitindo a partilha quase instantânea.
A nível de focagem, a máquina traz novidades em termos de multifocagem e deteção automática do elemento de cena, permitindo captar imagens com mais detalhe.
A compatibilidade com a gama de objetivas da família Fujinon permite que utilize as minhas lentes sem qualquer adaptador, permitindo tirar partido do material que já tenho ou para quem está a entrar neste mundo, poder realizar no futuro o upgrade do corpo e manter o investimento em objetivas.
O meu veredito é definitivamente que vale a pena. Continuo a achara a Fujifilm X-T20 a melhor máquina para fotografia de família do mercado, mas temos aqui um convite sério e apelativo em termos de investimento para realizar o upgrade. Quem quiser comparar, pode ler o meu post sobre a Fujifilm X-T20 aqui.
Com o Verão chegam os grandes festivais. Nos Primavera Sound, Rock in Rio, Nos Alive, Sudoeste... seja qual for o estilo de música predominante, independentemente daqueles que vou, gosto de acompanhar o trabalho de alguns fotógrafos nacionais e ver, através do olhar de cada um, o registo das bandas, público ou backstage.
Já são vários os fotógrafos que fazem parte dessa lista que acompanho de perto, sendo o instagram um dos meus canais favoritos para andar à pesca de artistas que desconhecia. Regra geral quando abrimos os jornais, temos um registo bastante similar, de palco frontal, que pouco difere entre edições. Alguns desses registos são de fotógrafos que fazem parte dessa lista, onde certamente por motivos editoriais devem manter o formato, no entanto dão um olhar diferente nas suas redes sociais.
Não é novidade que a Sara Falcão, minha companheira de guerra também anda nesta luta, e que podendo vir a ser imparcial com outros fotógrafos, faz um trabalho que admiro, onde o olhar e a estética me são bastante próximos, por acompanhar diariamente.
Natural de Lisboa, é Licenciada pela Lusófona em Marketing, Publicidade e Relações Públicas, com Mestrado em Marketing bla bla bla.... A fotografar desde os 13 anos, foi em 2014 que decidiu frequentar o curso de fotografia da Restart, e procurar fazer desta aventura a sua profissão.
Millenial por natureza, da linha de Sintra com orgulho, tem uma forte ligação ao Hip-Hop, tendo partilhado e crescido no meca deste género.
Ao contrário da geração anterior no Barreiro, onde a Vera Marmelo fez um trabalho excepcional a trazer em imagens o que se passa(va) na outra margem, esta nova geração está rodeada de "fotógrafos", uns a tentar fazer carreira, outros estão disponíveis apenas pelo convívio.
Neste registo vejo muito do nosso dia a dia em retratos, campanha e catálogo, mas não só, vejo também coisas diferentes, que tornam o registo único. Só quem passa por salas pequenas e de material duvidoso sabe como a matéria prima é limitada, mas mesmo assim sentimos aquela obrigação de dar bom material ao observador.
A convite da Catarina Carreiras uma criativa que admiro, fotografei a campanha para o novo site do supermercado do El Corte Inglês.
Produzido pelo Studio AH-HA e pela The Hotel , a nova campanha conta com um filme, print, rádio, formatos digitais e site.
Sendo um projecto que foge da minha zona de conforto, o retrato, foi uma experiência completamente diferente e enriquecedora, sendo o segundo trabalho realizado com a Fujifilm GFX50s, a mirrorless de medio formato que está a ganhar cada vez mais mercado no segmento profissional e contou mais uma vez com a iluminação a cargo da Profoto.
Apaixonado pelo medio formato, nunca deixei de trabalhar com a Hasselblad 500CM e com a prenda dos meus 40 anos, a Mamiya RZ67, ambas utilizadas apenas com rolo, sem recurso a um back digital.
A minha paixão pelo médio formato é bastante simples, graças a um sensor de dimensões maiores que o full Frame e já nem falo do APS-C, temos uma alteração profunda na profundidade de campo e no detalhe da imagem, onde não contam apenas os megapixels da câmara, mas a definição para preencher esses megapixels.
Há cerca de um ano tive a primeira experiência com o médio formato da Fuji, numa sessão:
Não havia dúvidas que a GFX50s permitia obter todos os benefícios do medio formato no digital, 51,4 megapixels com um riqueza de detalhe maravilhosa, resistente a poeira e a água, permite a sua utilização nos mais diversos cenários.
Seja como for, a nível profissional, quer através do trabalho que realizo em www.paustorch.com como em www.osretratistas.com tinha dois grandes problemas em migrar para este formato: o tamanho e respetivo peso do equipamento e o preço. Por muitas voltas que desse no business plan e preços de praticados no mercado, não via forma de rentabilizar o investimento no médio formato.
A Fujifilm e a Hasselblad introduziram no mercado as primeiras mirrorless de médio formato, nomeadamente a GFX50s e a X1D, permitindo ultrapassar as duas questões acima identificadas, sendo de tamanhos reduzidos, o mesmo se aplica o investimento. Importante salientar que o investimento na Fuji é de 2/3 em relação ao da Hasselblad.
Se comparar a minha Nikon D800 com a GFX50s, começamos com menos 200 gramas na segunda, as medidas mais ou menos as mesmas e com um sensor com 15 megapixels, mas o mais importante, com maior detalhe e profundidade de campo.
Agora que já era viável entrar neste formato de cabeça ficava a questão, Hasselblad ou Fuji? A Fuji não é nenhuma novata neste formato, já tem um historial enorme no médio formato e no mirrorless tem apresentado melhorias substanciais de máquina para máquina. Tendo começado a trabalhar com a X-T1, fiquei maravilhado com o upgrade para a X-T2, que estou em vias de trocar pela X-H1, reaproveitando a gama de objetivas, cada vez maior.
Se já tinha confiança na Fuji, apesar da câmara ser recente, outro fator para fazer esta escolha foi a aposta na investigação, através da qual já contam com uma linha de objetivas interessante, a linha GFX: a GF23mmF4 R LM WR, a GF45mmF2.8 R WR, a GF63mmF2.8 R WR, a zoom GF32-64mmF4 R LM WR e mais uma GF110mmF2 R LM WR e uma GF120mmF4 Macro R LM OIS WR.
Deixo um pequeno exemplo de uma imagem que produzi o ano passado com a GFX50s para o projecto www.asuaprocura.com e o respetivo zoom.
Quer mais visibilidade no LinkedIn? Quer gerar mais leads, aumentar a sua notoriedade e criar novas oportunidades para a sua carreira?
O LinkedIn makeover com Pedro Caramez (www.pedrocaramez.pt) e Pau Storch (www.paustorch.com), é um processo de avaliação, aconselhamento e registo fotográfico para melhorar o seu desempenho no LinkedIn.
Processo
Disponibilizámos duas datas em Lisboa e duas no Porto para a realização do seu LinkedIn Makeover. A participação pode ser agendada através de marcação prévia, em função da disponibilidade de horários. Os pedidos serão efectuados com Sara Falcão, através do email makeover@paustorch.com
Não se esqueça de solicitar horários, indicando a data pretendida.
Casa sessão contempla 20 minutos com o Pedro Caramez para avaliar o seu perfil e estratégia de LinkedIn, e outros 20 minutos com a equipa de Pau Storch, para a execução da sessão fotográfica.
Previamente ao dias do LinkedIn Makeover, o candidato deverá preencher um formulário com de elementos do seu perfil, permitindo à equipa realizar o levantamento necessário para poder dar um apoio na escolha da indumentária a usar na sessão fotográfica, e recolher informação para avaliar a melhor forma de melhorar o seu perfil de LinkedIn.
O resultado do LinkedIn Makeover será entregue no prazo máximo de 5 dias úteis. Disponibilizaremos uma ligação onde poderá efectuar a descarga de uma gravação de vídeo com a apresentação do resultado da sua consulta, acompanhada por comentários efectuados pelo Pedro Caramez da análise do seu perfil. Juntamente com o vídeo, 3 fotografias da sessão com Pau Storch serão entregues devidamente editadas, em alta resolução e livres de direitos de utilização. O investimento desta ação é de 200,00€.
Local
Porto - CEP Centro Empresarial do Porto
Endereço: Rua Engenheiro Ferreira Dias 161, 4100-247 Porto
Na passada sexta-feira estive no Baby&Kid Portugal, mostrar um pouco da combinação Fujifilm e Profoto com a utilização das cabeças B1X, B2 e D2, assim como diversos modificadores combinados com o air remote da Fuji com a X-T2.
Deixo alguns exemplos com colegas, fornecedores e muitos deles amigos!
18 e 25 de Março // Cascais // 12 vagas // 200 eur // Vouchers físicos disponíveis
18 e 25 de Março // Cascais // 12 vagas // 200 eur // Vouchers físicos disponíveis
AUDIÊNCIA
Entusiastas da fotografia e fotógrafos amadores que procurem assentar as noções básicas de fotografia, manipulação de uma máquina fotográfica, assim como do workflow de edição. A audiência deve estar familiarizada com uma DSLR e ter equipamento próprio e um computador portátil.
OBJETIVOS
Este workshop de nível introdutório visa introduzir os conceitos básicos de composição, enquadramento e composição. A vertente prática será realizada com a família como elemento de captação.
PROGRAMA
DIA 18
10:00 Boas-vindas
10:30 - 13:00 Teoria da fotografia e composição
Almoço
14:30 - 17:00 Operar a máquina fotográfica
17:00 - 18:00 Exercícios práticos: fotos em interior
DIA 25
11:00 - 12:00 Exercícios práticos: sessão em exterior
12:00 - 13:00 Introdução workflow digital
Almoço
14:30 - 17:00 Workflow e edição de fotografia
17:00 - 18:00 Esclarecimento de questões e avaliação de conhecimentos adquiridos
Não sei se terá sido por virem pré-formatados para Microsoft Windows, mas nos últimos meses, ao tentar formatar discos novos através do Disk Utility, tenho-me deparado com o seguinte erro:
Depois de tentar das mais diversas e variadas formas, optei por deixar o utilitário de lado e utilizar o terminal para resolver a situação. Ainda utilizei o Disk Utility para perceber quais eram os discos que pretendia formatar.
Já com a certeza que eram os discos disk4 e disk5 (muito cuidado neste ponto pois podem formatar o disco errado e perder trabalho), abri um terminal. Ao utilizar a função "diskutil list" temos acesso à lista de discos e respetivos nomes:
E através da seguinte linha de comandos forçamos a remoção do disco, escrita a zeros do boot sector e forçamos a partição:
Reforço novamente, muito cuidado com o disco onde estão a fazer as ações, validem duas e três vezes nas linhas de comando se estão a trabalhar no disco certo. O melhor será remover tos os discos excepto aquele que queremos formatar e só então iniciar o processo.
Não me vou alongar muito em apresentações, o Snappr para quem não conhece, é um marketplace de fotógrafos freelancers disponíveis na nossa área de residência (overseas pois claro), por especialidade, rating e preço.
A grande ferramenta de marketing do Snappr foi criar o Snappr Photo Analyzer, uma ferramenta de análise gratuita da nossa foto de perfil para o Linkedin.
Ontem, em conversa com o Pedro Camarez, O Guru no que se trata de marketing digital, surgiu novamente em conversa esta ferramenta.
Honestamente não a vejo como uma ferramenta que faça concorrência ao meu trabalho, muito pelo contrário, é excelente para sensibilizar o público sobre alguns pontos a ter em consideração quando utilizamos uma foto para promover a nossa identidade. Assusta-me sim quando vejo pessoas obcecadas em subir a pontuação da sua foto, pois trata-se de um algoritmo, e como tal, carece da complexidade de análise do seu potencial recrutador ou cliente.
Tendo sofrido cyberbulling por manter este parecer, decidi dar uma oportunidade ao software de se defender, vamos a isso:
Opá, eu que me achava todo bonito e a comunicar com a minha foto, fiquei logo de rastos com o "suficiente" que o software me atribuiu.
Caramba, chumbei logo na expressão facial, devia sorrir mais diz o software, mostrar os dentes e fazer covinhas, mas tudo qb, não vamos mostrar muita alegria que também não é bom diz o software. Mas não está mal, numa análise superficial e genérica, concordo.
Chumbei em composição, quis ser mais arrojado, agarrei-me à questão de ter pelo menos 60% da área da foto com a cara e artisticamente ignorei a regra dos terços. O fundo escuro parece não agradar o software, tenho as minhas reservas quanto a isto, sei que devemos usar fundos claros quando oferecemos serviços onde a transparência é crucial, mas não se torna relevante na minha profissão e muitas vezes temos o contraste necessário com a indumentária clara, trazendo mais relevância à cara.
Parece que nisto da edição é que sou bom. Tendo a foto um ligeiro tom sépia, passei com distinção no contraste, brilho, saturação e temperatura de cor (sério?). Falhei na nitidez, com uma câmara profissional e o Adobe Photoshop. Honestamente acho este quadro de análise é irrelevante e apresenta um algoritmo fraco. Obviamente não coloquem uma foto em péssimas condições de luz ou que já tenha passado "n" vezes pela compressão do Facebook ou outras ferramentas que comprimem em exagero a fotografia.
E por fim é apresentada a ferramenta, denominada o Uber dos fotógrafos (bom e barato?) e podemos pesquisar um pouco como se pede um orçamento e acedemos ao perfil dos fotógrafos mais "tcharan" em pontuação. Varri os perfils e achei que as fotos de cada um teriam menor pontuação que a minha, encontrei muitos fotógrafos de casamentos, moda e outras áreas, menos com o foco em fotos de perfil corporativas.
Quando falo de foto corporativas, não significa fatos e gravatas, um Chef apresentar-se visualmente com uma jaleca faz todo o sentido. E não acredito que o sorriso seja uma presença obrigatória, num jornalista podemos associar a seriedade do rosto ao rigor, não sendo o mesmo comunicar para procurar emprego ou dar a cara por uma estação de televisão.
Bem, vamos então desconstruir a aplicação, pois a análise de uma imagem não permite identificar um padrão, ou falhas de análise. Comecei por analisar um dos 100 retratos mais icónicos do século passado, onde o fótografo Yousef Karsh retratou Winston Churchill em Dezembro de 1941, justo pouco depois do ataque a Pearl Harbor e da entrada dos Estados Unidos na segunda guerra mundial. O estado de espírito do então Primeiro-ministro do Reino Unido e oficial do Exército Britânico, apanhado de surpresa por esta sessão, era de total indiferença para com o fotógrafo. Como forma de provocação e após ter o equipamento preparado para a fotografia, Yousef aproximou-se de Churchill pedindo desculpas e retirando o cigarro da sua boca. Esta foi a foto que resultou, de alguém agastado com a situação mas que reflete lindamente a figura histórica de quem estamos a falar.
Para meu espanto a fotografia chumbou o teste do algodão. Apesar do ar severo, teve melhor pontuação na expressão facial que eu, mas chumbou na edição onde eu passei com distinção. A elação que quero retirar aqui é que a expressão deve variar consoante o uso e audiência com quem queremos comunicar.
Não fotografo da mesma forma um recém licenciado em Direito à procura do primeiro emprego ou estágio e um advogado para uma sociedade. Na primeira situação vamos passar o escrutínio dos recursos humanos, que avaliam características como a integração em equipa, empatia e disponibilidade para aprender, enquanto no segundo caso procuramos alguém que nos defenda e resolva o nosso problema, alguém com características como a força, foco e agressividade.
Começamos a ter boas notas, mas o software analisa ponto a ponto e as notas são parciais. Não aconselho um Pikatchu de fundo, atraindo toda a atenção e obrigando enquanto lê estas palavras a voltar a olhar para a fotografia para recordar a cara do retratado.
Ufa, num retrato corporativo em ambiente de estúdio do Eng. Fernando Pinto tive pouco mais pontuação que no retrato anterior, realizado em ambiente descontraído no âmbito da fotografia de uma banda. Para mim o software falha rotundamente na análise de indumentária, fundamental para enquadrar o cv com a audiência que pesquisa. Pode parecer parvo, mas um headhunter vai entrar no perfil de um gestor de topo vestido com fato e sem gravata e num com t-shirt, mesmo que este tenha uma palete de MBA's e Doutoramentos. Está provado que em situação de currículos semelhantes, o peso da primeira impressão é fator de decisão.
I rest my case. Fui humilhado por uma miúda com um coelho num ambiente de alfazemas. Realmente ela mostrou os dentes e um sorriso aberto. Agora a sério, utilizem o software apenas como referência para avaliar pequenos detalhes, o bom senso humano ainda é bastante superior a análise de um software.